Antes da escolha do tipo e tamanho do aquário é preciso ter de nido quais peixes irão habitálo: grandes ou pequenos, mais ou menos sociáveis e a quantidade aproximada.

 

É muito comum, após a compra do aquário, ocorrer um superpovoamento porque o iniciante quer ter todos os peixes diferentes que encontra nas lojas. 

 

Esta é uma das principais falhas das pessoas que iniciam neste hobby.

 

 

O Formato do Aquário

 

 

Existe no mercado uma grande variedade de aquários confeccionados em diferentes formatos, como os tradicionais glo- bos, os aquários retangula- res e modelos mais exóti- cos como os sextavados ou com vidros curvos.

 

 

Os aquários glo- bos devem ser vistos mais como uma pequena peça decorativa, pois não per- mitem a instalação dos equipamentos necessários e tornam a manutenção da qualidade da água muito difícil. Podem ser uma op- ção para quem quer ter um peixe Betta, que requer menos cuidados com a água. Porém, hoje é sabido que os vidros curvos podem ser um fator de estresse para os peixes, o que faz com que aquários neste formato não sejam recomendados por aquaristas mais expe- rientes.

 

 

 

Aquários com forma- to irregular como os mode- los sextavados, podem ser uma opção desde que não sejam muito pequenos, pois teriam as mesmas restrições de manuten- ção da qualidade da água, citadas para os aquários globos. Desta forma, para funcionarem adequada- mente devem permitir a instalação dos equipamen- tos básicos necessários. 

Como regra geral os aquários retangulares são a melhor opção. Eles apresentam as seguintes vantagens sobre os outros modelos: 

 

•Maior superfície deágua em contato com o ar, o que permite uma melhor troca gasosa entre oxigênio e gás carbônico; •Melhorvisualizaçãodoin- terior do aquário, por não ocasionar as distorções de imagens que são comuns nos outros modelos; 

• Praticidade na instalação de equipamentos como lu- minárias, ltros e ter- mostatos; 

• Facilidade na execução das tarefas de limpeza e manutenção. 

Os aquários retan- gulares, mesmo os de grandes dimensões, não necessitam de cantoneiras de metal como estruturas de resistência. Esta possi- bilidade é indicada apenas como uma opção estética. Os vidros são colados di- retamente uns aos outros com cola de silicone, que proporciona rmeza e ve- dação. 

Antes da compra e montagem é importante veri car se o aquário foi colado com o capricho ne- cessário e se foi realizado teste para detectar pos- síveis vazamentos. Estes pequenos cuidados evi- tarão futuros aborrecimen tos com desagradáveis vazamentos. 

O uso de uma tampa de vidro que cubra quase toda a superfície do aquário traz as seguintes vanta- gens: 

• Menor evaporação de água, diminuindo a neces- sidade de reposição;
• Melhor conservação da temperatura, com econo- mia de energia elétrica; 

• Maior proteção dos equi- pamentos, principalmente das luminárias;
• Evita a morte de peixes que, eventualmente, pos- sam assustar-se e saltar da água; 

 

• Protege a água de poeira e outras impurezas que pos- sam cair sobre o aquário. 

Como escolher o Aquário ?

Av. Fortaleza, 262 - Itinga - Lauro de Freitas 
Região Metropolitana de Salvador - Bahia - Brasil 
CEP: 42.703-170 
Tel:. (71) 3288-5540